Páginas

Total de visualizações de página

domingo, 2 de outubro de 2011

Street Fighter (Fighting Street)




Bem, chegou o momento de falar sobre o jogo que iniciou uma das mais bem sucedidas series de jogos da historia.. e um dos primeiros jogos de luta:  o Street Fighter original!    Lançado em agosto de 1987 nos arcades japoneses esta primeiro jogo estabeleceu diversas das mecanicas utilizadas em simplesmente todos os jogos de luta subsequentes.. mas embora tenha sido sem duvida uma novidade na epoca, o primeiro Street Fighter não possui a mesma notoriedade dos jogos posteriores por um bom motivo: o jogo é horrivel!


Historia:

O jogo narra a historia de Ryu e sua jornada pelo mundo na qual ele desafia os lutadores mais fortes dos EUA, Inglaterra, China, Japão e por fim Tailandia, onde ele enfrenta Sagat, considerado então o homem mais forte do mundo. Embora Ken esteja presente neste jogo.. ele não tem impacto nenhum na historia, a explicação oficial da capcom para isto é simples: Ken não participou do primeiro Street Fighter, já que ao mesmo tempo ele estava disputando o campeonato mundial de artes marciais.. o que torna o enredo americano de Street fighter 2010 ainda mais infame... mas enfim.. é neste jogo que nasceu a rivalidade entre Ryu e Sagat.. uma rivalidade que levaria o ex- campeão mundial a se associar a organização Shadaloo (Shadow Law) e se tornar capacho de  M.Bison (Vega). O resto é historia..




Gameplay:

Como dito anteriormente.. Street Fighter introduziu diversos elementos e mecanicas que serviram de base para todos os jogos de luta posteriores.. mas introduzir uma mecanica.. e ela funcionar são duas coisas bem diferentes.  Street fighter foi o primeiro jogo a ulilizar um joystick de 6 botões para os ataques. 
Street Fighter possui 12 lutadores no total.. porém.. o jogador pode controlar somente um: Ryu. Isso mesmo.. não era possivel escolher qual lutador usar. Caso outro jogador desejasse entrar na partida.. ele automaticamente utilizava Ken (nada mais do que um pallet swap de ryu) e caso derrotasse o primeiro jogador. .seguia utilizando ken no resto do jogo. os famosos movimentos especiais também tiveram sua estreia aqui. Mas... usá-los era tão dificil quanto executar um Super Combo em Super Street Fighter II Turbo.. uma vez que a resposta dos controles era pessima. os Bonus também deram as caras aqui.. no caso nada de quebrar carros ou barris, não os bonus eram mais relacionadosas artes marciais.. ou seja quebrar uma pilha de telhas com um karate chop e quebrar tabuas de madeira.

Graficos e Som

Uma coisa que não se pode negar sobra a Capcom.. é o cuidado que eles tem com a parte grafica dos jogos. Street fighter possui graficos impressionantes. Os cenarios e personagens são muito bem desenhados e detalhados para os padroões da epoca. quanto a parte do som.. embora o jogo TENHA vozes digitalizadas, elas são praticamente irreconheciveis.

Dificuldade:
Um jogo pode ser dificil por que foi FEITO para desafiar o jogador.. mas esta não é o caso de street figther. Não.. neste caso o jogo é dificil por que é mal-feito As lutas vão ficando progressivamente mais dificeis a medida que o jogador avança, porem usar os golpes especiais continua sendo uma tarefa dificil devido a pessima resposta dos controles. Por outro lado, considerando o dano que os ataques especiais causavam.. caso o jogador coseguisse usá-los facilmente.. o jogo se tornaria ridiculamente facil (serio, hadouken, shoryuken e tatsumaki sempukayaku tiravam um terço da vida do oponente) então nesse caso uma falha anula a outra.

Curiosidades:
Quando Fighting Street foi lançado nos E.U.A.. Hadouken, Shoryuken e Tatsumaki Sempukyaku tiveram os nomes mudados para HellFire, Dragon Punch e Hurricane Kick. Ainda bem que nos jogos posteriores a capcom decidiu não traduzir os nomes dos golpes

Spoiler: No final do jogo, Ryu (ou Ken) desfere o Shoryuken flamejante, deixando a famosa cicatriz no peito de sagat.. anos depois seria estabelecido que naquele momento ryu havia despertado seu "Satsui no Hadou".

Apesar da capcom negar oficialmente.. é evidente que os boxeadores Mike e Balrog (Mike Bison) são o mesmo cara.
 

Conclusão:

Não dá pra negar que o primeiro Street Fighter era em varios aspectos um jogo ruim. Porém.. apesar da recepção fraca.. a capcom acertou em cheio ao apostar na continuidade da franquia, transformando um jogo que tinha tudo para cair no esquecimento no inicio de uma das mais bem sucedidas series de games de todos os tempos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário