Páginas

Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Shinobi

s


Puxa.. já faz quase 1 ano desde o primeiro post neste Blog, como o tempo voa... Bem. Indo direto ao assunto, hora de falar de mais um classico dos consoles 8-Bits.. Shinobi! A Saga do ninja Joe Musashi teve seu inicio em Novembro de 1987, data do lançamento do primeiro Shinobi nos Arcades japoneses. A versão para Master System foi lançada em 1988. Curiosamente, Shinobi foi lançado também para o NES pela TENGEN (responsavel também pelas adaptçãoes de Altered Beast e After Burner para o console da Nintendo)

Historia

A Organização criminosa Zeed, liderada pelo misterioso Masked Ninja, sequestrou as crianças do clã ninja  Oboro. Joe Musashi é enviado para resgatar as crinças e por um fim aos planos da mailgna organização. Na versao ocidental a Organização Zeed passou a ser chamada de Ring of Five,  e as crianças sequestradas passaram a ser filhos de lideres mundiais. Não há muito mais o que se falar a respeito disso .No final o Masked Ninja revela ser ninguem mais do que Nakahara Musashi, pai de Joe.

No começo de cada missão, Joe recebe informções sobre o chefe da fase e um mapa do level.

Gameplay

O jogo é divido em 5 fases, cada uma guardada por um guerreiro da organização Zeed. Para completar cada estágio é necessario resgatar todos os reféns. A arma inicial de Joe é um arsenal inesgotável de shurikens e tambm socos e chutes para ataques de curta distancia, sendo que durante o jogo um upgrade permite que Joe use uma pistola com balas explosivas e uma katana. Curiosamente na versão apra master system a evolução dos ataques é mais lenta, começando com apenas 1 shuriken por arremesso, depois varios shurikens, passando por kunais até chegar na pistola. Enquanto no Arcade, Shinobi seguia o esquema do 1-hit kill, no Master System Joe Musashi ganhou uma barra de vida que podia ser ampliada ou recarregada  ao resgatar certos reféns. Aliás o próprio resgate tornou se optativo na versão domestica do jogo.. apesar de que o jogador é encorajado a resgatar os reféns graças aos  power-ups adquiridos. Os controles  possuem respostas rápidas e eficientes.
Por que diabos um ninja se vestiria de verde-limão?
Além das armas adquire ao longo de sua jornada Ninjutsus nas fases de bonus, que consistem em atirar shurikens nos ninjas verde-limão 

 Dificuldade

Shonobi era (e ainda é) um jogo dificil pra burro, seja qual for a versão.. Na versão para arcade, os continues eram ilimitados (claro que isso tornava o jogo caro pra burro).. mas Joe morria instantaneamente ao ser atingido. No Master System, apesar da adição de uma barra de energia...  não haviam continues. E ao contrario da esmagadora maioria dos jogos da época.. Joe não ficava invulneravel por um segundo ao ser atingido.  Memorizara posição de cada inimigo era fundamental para se ter alguma chance de exito. e Ah sim.. na versã arcade.. ao se chegar na ultima fase, os continues eram simplesmente desabilitados! Sem duvida um desafio digno de um verdadeiro ninja

Graficos e som

Embora os graficos de shinobi tenham sofrido alguma perda em relação ao arcade.. ainda assim são realmente impressionates para um jogo 8-bits, os cenarios são bastante coloridos e bem detalhados, o mesmo vale para os sprites. Apesar de ter relativamtne poucas musicas.. a trilha do jogo é agradavel e não chega a ficar repetititiva



Versão NES

Como dito anteriormente.. Shinobi foi portado para NES pela Tengen.. mas essa adaptação é inferior a do master system em todos os sentidos. Graficos pobres, som mediocre, jogabilidade abaixo da media. Algumas das mudnaças mais evidentes foi a grande piora nos graficos, a ausencia da maioria dos power ups e de todas as armas de curto alcance e dois levels que foram completamente modificados (missões 2-2 e 3-2, originalmente fases de exploração vertical) 



Considerações finais:

Sem duvida outro classico imortal que até hoja permanece desafiador.. seja no Master System, seja no estilo Arcade. Um jogo indispensavel para qualquer colecionador.. quanto a versão para o NES, passem bem longe dessa bomba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário