Páginas

Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Legend of Zelda




Nasce uma lenda
O  cartucho dourado


Ok, é tempo de rever  um dos maiores classicos do mundo dos videogames: o primeiro Legend of Zelda. Bom, antes de mais nada.. meu primeiro contato com o universo de Hyrule aconteceu já no Super Nintendo, com A Link to The Past, que é considerado um dos melhores jogos já produzidos.. e que efetivamente introduziu diversos  e elementos do universo de The Legend of Zelda.

 LoZ foi lançado no Japão em 1986 e no ano seguinte nos E.U.A e na Europa, se tornando o primeiro game da Big N a vender mais de 1 milhão de copias. Zelda foi o primeiro jogo de vidogame a utilizar um sistema de saves para registrar o progresso do jogador, um recurso vital e rotineiro nos jogos atuais, mas que naquele tempo era algo extremamente raro e inovou ao mesclar ação com RPG, efetivamente criando um estilo totalmente novo de jogo.
Um resumo basico da trama do jogo
"Gannon, o principe das trevas, roubou a Triforce do poder para aumentar seus poderes e assim dominar o reino de Hyrule. A Princesa Zelda dividiu a Triforce da sabedoria e escondeu os fragmentos em 8 templos, mantendo-os assim longe das mãos do vilão, sendo capturada em seguida. Zelda então manda sua leal guardiã Impa procurar um jovem dotado de coragem para recuperar os 8 fragmentos da Triforce e salvar Hyrule." Em outras palavras.. recupere o tesouro, mate o vilão e salve a princesa. Agora... se Zelda foi capaz de percorrer as  8 dungeons do jogo, com  os monstros e tudo mais. Como exatamente ela foi capturada por Gannon?

Gameplay:

Ah, chegamos onde Zelda realmente se destaca. Zelda foi um dos primeiros games a ter jogabilidade não-linear, ou seja.. não existe um caminho demarcado.. ou uma ordem a ser seguida. O jogador é livre para explorar o mundo de hyrule  da maneira que achar melhor. Aliás.. explorar é a palavra chave aqui. Em momento algum durante o jogo Link recebe pistas sobre onde ir, ou o que fazer. Cidades? Neste jogo Hyrule mais mais parece um grande vale deserto, com os NPCs ocultos em cavernas (Se escondendo do exercito de monstros sem duvida). Link começa o jogo apenas com seu escudo.. e adquire uma espada de madeira em uma caverna.  (Curiosamente a arma inicial do Link de Twilight Princess, lançado em 2006 para o Wii.. também é uma espada de madeira. Sem duvida uma homenagem interessante ao primeiro jogo.)
Link começa com apenas 3 corações de vida, e a cada boss derrotado ele ganha um coração extra de vida.. O corte giratorio.. classica tecnica de ataque, simplesmente não existe neste jogo. Ao invés disso.. Link podia disparar projeteis de sua espada.. desde que a vida estivesse cheia. Além da espada inicial, link encontra outras armas em sua jornada: Arco e Flecha (caso Link fique sem flechas.. ele usa Ruppees como munição, seria legal.. se o dinheiro do jogo não fosse tão dificil de se achar e os itens não fossem tão caros), Bumerangue, Bombas e por fim uma espada magica absolutamente necessaria para derrotar Gannon (Master Sword?)

Graficos e Som
Graficos aceitaveis para a epoca, link era facilmente reconhecivel. E o mapa possuia uma variação consideravel de ambientes.. ainda assim, fica uma certa sensação de familiaridade quanto as rochas e blocos presentes no jogo, como se ja as tivesse visto antes em algum lugar... A Trilha do jogo leva a assinatura de ninguem menos que Koji Kondo, e introduziu o classica musica tema de hyrule


Dificuldade:
Isso já está ficando repetitivo.. mas vamos lá. Zelda, como muitos titulos da epoca.. era incrivelmente dificil! O primeiro fator da dificuldade de zelda.. é que o jogador, em momento algum recebe indicações do que fazer ou pra onde ir, obrigando-o a vagar sem rumo pelo mundo do jogo.. que é composto por nada menos que 256 telas (Em um jogo de NES isso é um absurdo). Caso Link morra em uma Dungeon, é transportado para o inicio da mesma, mas em caso de morte em area externa.. o jogador é mandado para a primeira tela do mapa, além de perder todos os coraçoes extras conquistados. Ah, sim... isso no modo normal. Terminando o jogo uma vez, ou iniciando um jogo com o nome Zelda habilita o modo hard.
sim, o jogo possui areas com vista lateral

Dungeon
Consideraçoes Finais
Bem, apesar de seus graficos apenas medianos.. a jogabilidade desafiadora de zelda, sua trama épica e a trilha sonora realmente formidavel garantem a esta classico dos games sua mercida posição como um dos melhores jogos já lançados para o NES. Definitivamente um jogo indispensável para colecionadores e aficionados em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário