Páginas

Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Super Mario Bros 3

Graças ao estrondoso sucesso das duas versões de Super Mario 2, a produção de um quarto game era inevitavel. Assim foi lançado  Super Mario Brothers 3 em  1988 no Japão, e dois anos mais tarde nos EUA, o capitulo final da saga dos encanadores no NES (Uma vez que Mario Time Machine e Mario is Missing em nada contribuem em termos de historia e não fazem parte da continuidade.). Sob a direção de Shigueru Myamoto e com as musicas de Koji Kondo, Super Mario 3 é considerado um dos melhores jogos de videogame da historia.. e talvez o melhor jogo produzido para o NES. Vamos agora ver o porque disso.

Historia:

Após a derrota de Bowser, o Reino dos Cogumelos (Mushroom Kingdom) vive um periodo de paz, porém o vilão enviou seus 7 filhos, os Koopalings para conquistar outros reinos do Mundo dos Cogumelos(Mushroom World), roubando os cetros magicos de cada reino e transformado seu respectivo rei em um animal. . A Princesa Peach então encarrega os irmão Mario de viajar pelos  7 reinos para restaurar a ordem, porém tudo não passava de uma distração para que Bowser pudesse sequestrar Peach mais uma vez. Curiosamente usar os warp zones para cortar caminho não afeta em nada o final do jogo, apesar do fato de que isso significar que os reinos pulados não tiveram seus legitimos reis restaurados, um otimo gancho para um bad ending: Resgata a princesa, mas perde os reinos.

Gameplay:

Super Mario 3 é dividido em 8 mundos: Grass Land, Desert Land, Water Land, Giant Land, Sky Land, Ice Land, Pipe Land e por fim Dark Land, cada um controlado por um membro da familia Koopa. È em Super Mario 3 que surge pela primeira vez um world map através do qual as fases são acessadas, apesar de que Mario e Luigi não podem retornar a uma fase já superada, e assim como no Super Mario 2 ocidental, é possivel voltar para trás nas fases, exceto em algumas fases particularmente irritantes nas quais a tela do jogo avança para frente. Além do Super Cogumelo, da Fire Flower e do Starman, Mario e Luigi contam com novos itens e habilidades (Voo e escorregar) para auxilia-los em sua perigosa missão:
Racoon Leaf: Da ao jogador uma cauda de guaxinim e o poder de voar após pegar impulso

Frog Suit: Dá mais agilidade na água, praticamente inutil em terra firme

Tanuki Suit: Além do voo permite que o jogador se transforme em uma estatua invulneravel a ataques mas desporvida de qualquer mobilidade.
P-Wing: Voo ilimitado (dura somente uma fase)

Music Box: (somente no mapa) faz com que os Hammer Bros do mapa caiam no sono por algum tempo

Warp flute: Acesso a warp zone

Hammer Suit: Da ao jogador um suprimento ilimitado de martelos arremessaveis.

P-Switch: Transforma moedas em blocos e vice-versa.

 Mas com novos poderes vieram tambem novos inimigos, além dos Koopalings.. outros inimigos classicos fizeram sua primeira aparição neste game.. como os Dry Bone Koopas e infames Boos, inimigos que só podiam ser destruidos  por Star Mario, e outros que apareceram somente neste game caso do infame Sol Maligno  dos mundos 2 e 8.

Além dos subniveis, em cada mundo Mario e Luigi recebem o auxilio dos toads na forma de casas onde adquirem itens, e minigames no qual PODEM adquirir vidas e itens.

Graficos e Som

Sem duvida ocorreu um salto grafico em relção a seus antecessores. Explorando ao maximo a capacidade grafica do NES, Mario 3 possui cenarios bem coloridos e detalhados AS musicas e efeitos sonoros do jogo são um show a parte, compostas por ninguem menos que Koji Kondo, cada musica se encaixa perfeitamente a fase a qual pertence, indo desde tons bastante descontraidss até melodias mais sombrias e ameaçadoras, caso dos castelos e do mundo 8, no qual impera uma atmosfera maligna. Enfim.. uma combinação perfeita.

 Dificuldade.
  Embora não fosse tão dificil quanto seu predecessor japones.. Mario 3 não era de forma alguma um jogo facil. Embora tivesse inumeros meios para o jogador adquirir vidas... haviam fases eem que era simplesmente impossivel atravessar sem perder algumas.. A extensão do jogo, combinada a dificuldade progressiva do jogo faz com que chegar ao mundo 8 sem o auxilio de atalhos se torne uma tarefa para poucos. Terminar este jogo, como inumeros outros da mesma epoca signifcava obrigatoriamente.. joga-lo do inicio ao fim.. uma vez que não havia a opção de salvar. Algo que a nintendo levou em consideração.. pois todos os jogos posteriores dos Irmão Mario passaram a ter saves, inclusive o remake de Super Mario 3)

Considerações finais:

Graficos excelentes, otimos efeitos sonoros, fases variadas e desafiadoras..  Mario 3 possui todos os elementos que compõem um bom game na quantidade adequada. Introduzindo elementos e personagens que dariam as caras em muitos dos jogos posteriores.. foi de fato o final perfeito para o ciclo de Mario e Luigi no NES. E como muitos jogos.. .se manteve desafiador e cativante  nos dias atuais. Prova disso são os diversos remakes lançados ao longo dos anos. Sem duvida um jogo nota 10!

Nenhum comentário:

Postar um comentário