Páginas

Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ninja Gaiden



Lançado em 1989 pela Tecmo para o NES, Ninja Gaiden surpreendeu os jogadores da epoca graças ao seu ritmo alucinante e desafiador, sendo o primeiro jogo de uma trilogia, provou ser um jogo extrememente desafiador e levou muitos jogadores a se renderem ao seu elevado grau de dificuldade.

Historia


 Ninja Gaiden conta a historia de Ryu Hayabusa,  ultimo descendente do clã ninja Hayabusa, que encontra uma carta de seu pai Ken , morto dois dias antes em um duelo de morte. A carta o instrui a ir para os Estados Unidos com a Espada do dragão no caso da morte de Ken e procurar o arqueólogo Walter Smith. Armado com a espada, Ryu parte em busca de respostas e jura vingar a morte de seu pai. No decorrer do jogo, Ryu descobre a sinistra trama de Jaquio para trazer de volta um antigo demônio selado por Shinobi em duas estatuetas.

A Historia de ninja gaiden é o ponto central do jogo, e não uma simples desculpa pro protagonista sair retalhando quem parecer pela frente. Muito bem elaborada, a trama prende o jogador e o incentiva a prosseguir, com belas cutscenes em cada transição de fases, algo até então inédito nos jogos do NES



Gameplay


 O jogo em si é um é um side-scrolling na mesma linha de Castlevania, mas a grande diferença é o peso que a trama tem no jogo, com cutscenes bem elaboradas. O Jogo é dividido em "Atos" que são subdivididos em um total de 20 niveis. No final de cada Ato, Ryu enfrenta um chefe.
Os controles do jogo são simples, o direcional para movimentar Ryu, B para atacar e A para saltar. Durante o decorrer do jogo Ryu encontra armas especiais para auxilia-lo, shurikens, shurikens retornáveis, e fogo são os power ups de longa distancia, sendo ativados pressionando B junto com o direcional para cima, Ryu também pode grudar em paredes. Os controles tem resposta rápida e precisa. 


Dificuldade

Ninja Gaiden possui apenas um nível de dificuldade: extremamente difícil. Desprovido de saves ou passwords só havia um jeito de se terminar o jogo: Na raça, o  que era e ainda é um feito para pouquíssimos jogadores. Todas as fases são repletas de inimigos que surgem de todas as direções e  grandes abismos. Vários trechos do jogo exigem saltos incrivelmente precisos, nos quais 1 milimetro é a diferença entre um salto bem sucedido e morrer no abismo e pra piorar sempre que é atingido Ryu é jogado para trás.  O jogo também possui poucos  save-points durante as fases. Significando que morrer, mesmo contra o chefe da fase, significava voltar ao inicio de cada trecho, e para completar o jogador ainda enfrentava um inimigo implacavel: O tempo. 
Como dito anteriormente, muitos jogadores se renderam perante este jogo. Para compensar o alto nivel de dificuldade, o jogo possui continues ilimitados, do contrario terminar o jogo seria um feito realmente impossivel 


Graficos e Som

Os gráficos de Ninja Gaiden são incrivelmente detalhados para um jogo de NES, com cenários amplos, bem trabalhados e ricos em detalhes, assim como os efeitos visuais do jogo. As cutscenes entre cada level são um show a parte, tendo sido desenhadas manualmente em estilo Anime. Embora hoje não seja grande coisa, na época foi um grande salto,  A musica frenética de Ninja Gaiden é outro ponto forte.

Conclusão

Ninja Gaiden, pelo conjunto da obra, indiscutivelmente marcou sua época e seu nivel de dificuldade prova que os jogos antigos podem ser tão ou até mais desafiadores que os jogos atuais. Assim como Battletoads, é um classico do NES. Seu sucesso foi tamanho que ganhou uma versão remasterizada para o Super NES (Ninja Gaiden Trilogy) e mais recentemente foi relançado para o Virtual Console do Wii. Para todo jogador que se considera Hardcore, Ninja Gaiden também é um desafio obrigatório.


Nenhum comentário:

Postar um comentário