Páginas

Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ghostbusters









Ghostbusters


Plataformas: NES, Master System, Atari 800, Atari 2600, Apple 2, Comodore 64

Lançado inicialmente para o Atari 800 e para o comodore 64, Ghostbusters foi depois adaptado para os demais sistemas da época. a versão para o NES foi lançada em 22 de Setembro de 1986 no Japão e em Outubro de 88 nos Estados Unidos. Todas as versões seguem a mesma trama. OS Caça-Fantasmas devem salvar a cidade de Nova York das garras de Gozer antes que o tempo acabe. O jogo se divide em duas partes. Na primeira parte, o objetivo é atender aos chamados nos edifícios da cidade, capturar fantasmas e se equipar para o confronto com Gozer. Quando o nível de PK chega em um certo ponto, o jogador pode finalmente entrar no edifício central.

Gráficos e Jogabilidade:

Dentre todas as versões, os gráficos de Ghostbusters para o NES deixam muito a desejar, sendo extremamente simples. Pouca variação de cores e poucos sprites. O Mapa da cidade possui edifícios genericos, com exceção do posto de gasolina, do quartel general dos Caça Fantasmas (Que no jogo serve apenas para esvaziar as Ghost Traps), da Loja de equipamentos (alias, não faz o MENOR sentido que no jogo os caça fantasmas tenham que comprar seus equipamentos em uma loja, uma vez que eles são os criadores dessa tecnologia) e do edifício Zuul
No mapa o jogador controla o logotipo dos Caça-Fatasmas e, além de entrar nos edificios para capturar fatasmas, deve também evitar que os mesmos entrem no edificio central
Ao entrar em um dos edifícios, o jogador assume o controle o Ecto1, devendo dirigir até o edifício propriamente dito. Nesta etapa o jogador deve se desviar dos demais carros e coletar os galões de combustível disponíveis. Caso o combustivel se esgote, o jogador é levado até o posto de combustivel.
Para capturar os fantasmas é necessário colocar a armadilha, capturá-los usando os feixes de prótons e então prende-los na armadilha. a movimentação nesta parte é feita com as setas direcionais, a armadilha e os feixes de próton são ativados com o botão A.
No predio final o jogador deve percorrer 22 andares até o terraço, para o confronto com Gozer. Isso não seria um problema, se não fosse o fato de que para mover os caça fantasmas é necessario pressionar repetidamente o botão A em conjunto com o direcional.

Sons.

O jogo possui poucos sons. a voz dizendo "Ghostbusters!" ao iniciar o jogo, um som para quando o ecto-1 colide com outro carro e outro para quando um fantasma é capturado e a musica tema dos caça-fantasmas tocando incessantemente ao fundo. 








Versão para o Master System






A versão para o console da Sega é superior a do NES em todos os sentidos: graficos, jogabilidade e sons. Eis as principais diferenças:



Graficos: Muito mais elaborados e com uma variedade maior de cores, sprites e animações.

Jogabilidade: Embora a mecanica de exploração e captura de fantasmas seja identica. A diferença entre o climax dos dois jogos é brutal, uma vez que a parte do interior do edificio Zull no master system é um side-scrolling convencional e o jogador pode se defender dos fantasmas usando os raios de protons.





O jogo possui passwords para salvar o progresso

Conclusão

Bem, Ghostbusters para o NES não chega a ser um grande jogo, mas também não é dos piores. O grande problema é que o jogo torna se repetitivo muito rapidamente. Os controles são relativamente simples e o jogo flui com tranquilidade na maior parte do tempo, porém a parte no interior do edifício central realmente deixa muito a desejar. Impedindo o jogo de se sobressair mais.  Em uma escala de 0 a 10, Ghostbusters do NES merece 5. A Versão do Master System se sobressai mais graficamente e termos de jogabilidade 

a HORRENDA fase das escadas.
Fase das escadas no Master System















Nenhum comentário:

Postar um comentário