Páginas

Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de março de 2012

Wario Land: Super Mario Land 3

Ficha Técnica


Titulo: Wario Land: Super Mario Land 3/Super Mario Land 3: Wario Land (スーパーマリオランド3 ワリオランド Sūpā Mario Rando Surī Wario Rando)


Desenvolvedora: Nintendo R&D1
Distribuidora: Nintendo
Diretores: Hiroji Kiyotake e Takehiko Hosokawa
Produtor: Gunpei Yokoi
Compositores: Ryoji Yoshitomi e Kozue Ishikawa
Plataformas: Game Boy, 3DS Virtual Console
Datas de Lançamento:
Game Boy
21 de Janeiro de 1994 (Japão)
13 de Março de 1994 (América do Norte)
13 de Maio de 1994 (Europa)
3DS Virtual Console
14 de Dezembro de 2011 (Japão)
16 de Fevereiro de 2012 (América do Norte)
Mídia: Cartucho de 4MB

 Gênero: Plataforma


Conforme mencionado no revier anterior, Mario Land 2 marcou a estreia de Wario no mundo dos games, e devido ao sucesso tanto do jogo quanto do rival de Mario... um terceiro jogo da serie Mario Land foi produzido... mas com Wario como o protagonista. Seria esta uma nova aparição de Mario no papel antagonista ? A resposta é não, mas ele faz uma ponta.
Após sua derrota em Mario Land 2, Wario decide obter para si um novo castelo, grande o bastante para deixar Mario com inveja, mas ao invés de trabalhar para obter os recursos necessários... ou mesmo sair pelo mundo atrás de tesouros perdidos.. Wario decide juntar dinheiro da maneira mais fácil para ele... roubando de alguém. O ganancioso anti-herói descobre que a gigantesca estatua dourada da Princesa Peach foi roubada pelos “Brown Sugar Pirates” (Black Sugar Gang no Japão) liderados pela Capitã Syrup e levada para o esconderijo deles na “Kitchen Island” e assim decide recuperar a estátua e devolvê-la para Peach.. em troca de uma recompensa é claro. Neste ponto Wario Land surpreendeu os jogadores da época, por possuir um protagonista cuja motivação era puramente egoísta.

SPOILER ALERT (passe o mouse para ver)
Wario consegue abrir caminho através da “Kitchen Island” e derrotar os piratas para chegar até a estátua, Mas quando ia por as mãos no tesouro eis que Mario surge em seu helicóptero.. e reboca a estatua de volta para o Mushroom Kingdom, deixando Wario a ver navios... ou assim ele pensou pois ainda havia alí o Genio convocado pela “Captain Syrup” como ultimo recurso. O Genio concorda em realizar o desejo de Wario.. em troca de todos os tesouros que ele acumulou. Dependendo do numero final de moedas.. a nova casa de Wario vai desde uma casa de passarinho(o pior final) até um planeta inteiro(feito reservado a quem coletar todos os tesouros) Oficialmente Wario consegue seu tão sonhado castelo .


Naturalmente para Auxiliá-lo em sua jornada Wario conta com suas próprias habilidades e power-ups. Ao saltar sobre um inimigo, este não é derrotado mas apenas atordoado, permitindo que Wario o agarre e o arremesse contra outros inimigos. Pressionando o botão B, Wario executa uma carga que pode ser usada para destruir obstáculos e obter moedas ao derrotar os inimigos. Os power-ups neste caso são chapéus especiais: Bull Cap, que permite que Wario arremesse seus inimigos mais longe; Dragon Cap, que permite a Wario lançar chamas (um detalhe interessante é que enquanto em todos os jogos do Mario a Fire Flower permite produzir bolas de fogo até embaixo da água, o mesmo não se aplica as chamas projetadas pelo Dragon Cap, neste caso o fogo se torna simplesmente calor.) e Jet Cap, que confere o poder de voo a ele. Como no jogo anterior, o jogador não adquire vidas extras ao coletar 100 moedas, mas sim coletando corações. As moedas servem como... moedas. Podendo ser apostadas em bônus no fim das fases para conseguir mais moedas (lembrem-se, o objetivo de Wario é juntar o maior numero possível de moedas para comprar um castelo..então quanto mais moedas.. melhor o final do jogo.). Ah, sim.. Wario perde todas as moedas coletadas em uma fase ao morrer.


Diferente de Mario Land 2, onde o jogador podia escolher a  ordem de acesso às áreas do jogo, Wario Land é mais linear, sendo que para liberar uma nova área do mapa, Wario deve completar a área anterior e certas fases possuem passagens secretas que levam a tesouros especiais absolutamente necessários para se obter os melhores finais do jogo, incentivando assim o jogador a explorar as fases para descobrir todos os seus segredos. Wario começa os níveis já como Super Wario.. mas assim como Mário, ao ser atingido perde qualquer power-up que tiver conseguido e se torna Little Wario, perdendo a habilidade de executar cargas. Definitivamente realizar o desejo de Wario não é uma tarefa nada fácil. 

Graficamente o jogo está no mesmo nível do Mario Land 2, com cenários e personagens bem detalhados. Wario tem uma presença imponente na tela devido ao seu tamanho e seu sorriso diabólico serve de lembrete de que apesar de ser o protagonista, ele não é de maneira alguma um herói. As músicas são agradáveis aos ouvidos do jogador. Emfim, Wario Land tem tudo.. uma boa trama, boa jogabilidade, gráficos atraentes e a seu modo.. um personagem central carismático.  Sem duvida um dos melhores jogos já produzidos para o Game Boy e uma grande adição ao acervo do 3DS Virtual Console.

 Até o proximo review!



Por que o jogo tem o subtitulo de Super Mario Land 3? Oras, porque o Mario aparece no finalzinho pra dar uma de estraga-prazeres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário