Ficha Técnica
Titulo: Wario Land: Super Mario Land 3/Super
Mario Land 3: Wario Land (スーパーマリオランド3
ワリオランド
Sūpā
Mario Rando Surī Wario Rando)
Desenvolvedora:
Nintendo R&D1
Distribuidora:
Nintendo
Diretores:
Hiroji Kiyotake e Takehiko Hosokawa
Produtor:
Gunpei Yokoi
Compositores:
Ryoji Yoshitomi e Kozue Ishikawa
Plataformas:
Game Boy, 3DS Virtual Console
Datas
de Lançamento:
Game
Boy
21
de Janeiro de 1994 (Japão)
13
de Março de 1994 (América do Norte)
13
de Maio de 1994 (Europa)
3DS
Virtual Console
14
de Dezembro de 2011 (Japão)
16
de Fevereiro de 2012 (América do Norte)
Mídia:
Cartucho de 4MB
Gênero:
Plataforma
Conforme
mencionado no revier anterior, Mario Land 2 marcou a estreia de Wario
no mundo dos games, e devido ao sucesso tanto do jogo quanto do rival
de Mario... um terceiro jogo da serie Mario Land foi produzido... mas
com Wario como o protagonista. Seria esta uma nova aparição de
Mario no papel antagonista ? A resposta é não, mas ele faz uma
ponta.
Após sua derrota em Mario Land 2, Wario decide obter para si um
novo castelo, grande o bastante para deixar Mario com inveja, mas ao
invés de trabalhar para obter os recursos necessários... ou mesmo
sair pelo mundo atrás de tesouros perdidos.. Wario decide juntar
dinheiro da maneira mais fácil para ele... roubando de alguém. O
ganancioso anti-herói descobre que a gigantesca estatua dourada da
Princesa Peach foi roubada pelos “Brown Sugar Pirates” (Black
Sugar Gang no Japão) liderados pela Capitã Syrup e levada para o
esconderijo deles na “Kitchen Island” e assim decide recuperar a
estátua e devolvê-la para Peach.. em troca de uma recompensa é
claro. Neste ponto Wario Land surpreendeu os jogadores da época, por
possuir um protagonista cuja motivação era puramente egoísta.
SPOILER
ALERT (passe o mouse para ver)
Wario
consegue abrir caminho através da “Kitchen Island” e derrotar os
piratas para chegar até a estátua, Mas quando ia por as mãos no
tesouro eis que Mario surge em seu helicóptero.. e reboca a estatua
de volta para o Mushroom Kingdom, deixando Wario a ver navios... ou
assim ele pensou pois ainda havia alí o Genio convocado pela
“Captain Syrup” como ultimo recurso. O Genio concorda em realizar
o desejo de Wario.. em troca de todos os tesouros que ele acumulou.
Dependendo do numero final de moedas.. a nova casa de Wario vai desde
uma casa de passarinho(o pior final) até um planeta inteiro(feito
reservado a quem coletar todos os tesouros) Oficialmente Wario
consegue seu tão sonhado castelo .
Naturalmente
para Auxiliá-lo em sua jornada Wario conta com suas próprias
habilidades e power-ups. Ao saltar sobre um inimigo, este não é
derrotado mas apenas atordoado, permitindo que Wario o agarre e o
arremesse contra outros inimigos. Pressionando o botão B, Wario
executa uma carga que pode ser usada para destruir obstáculos e
obter moedas ao derrotar os inimigos. Os power-ups neste caso são
chapéus especiais: Bull Cap, que permite que Wario arremesse seus
inimigos mais longe; Dragon Cap, que permite a Wario lançar chamas
(um detalhe interessante é que enquanto em todos os jogos do Mario a
Fire Flower permite produzir bolas de fogo até embaixo da água, o
mesmo não se aplica as chamas projetadas pelo Dragon Cap, neste caso
o fogo se torna simplesmente calor.) e Jet Cap, que confere o poder
de voo a ele. Como no jogo anterior, o jogador não adquire vidas
extras ao coletar 100 moedas, mas sim coletando corações. As
moedas servem como... moedas. Podendo ser apostadas em bônus no fim
das fases para conseguir mais moedas (lembrem-se, o objetivo de Wario
é juntar o maior numero possível de moedas para comprar um
castelo..então quanto mais moedas.. melhor o final do jogo.). Ah,
sim.. Wario perde todas as moedas coletadas em uma fase ao morrer.
Diferente
de Mario Land 2, onde o jogador podia escolher a ordem de acesso às áreas do jogo, Wario Land é mais linear, sendo que para liberar uma nova
área do mapa, Wario deve completar a área anterior e certas fases
possuem passagens secretas que levam a tesouros especiais
absolutamente necessários para se obter os melhores finais do jogo,
incentivando assim o jogador a explorar as fases para descobrir todos
os seus segredos. Wario começa os níveis já como Super Wario.. mas
assim como Mário, ao ser atingido perde qualquer power-up que tiver
conseguido e se torna Little Wario, perdendo a habilidade de executar
cargas. Definitivamente realizar o desejo de Wario não é uma tarefa
nada fácil.
Graficamente
o jogo está no mesmo nível do Mario Land 2, com cenários e
personagens bem detalhados. Wario tem uma presença imponente na tela
devido ao seu tamanho e seu sorriso diabólico serve de lembrete de
que apesar de ser o protagonista, ele não é de maneira alguma um
herói. As músicas são agradáveis aos ouvidos do jogador. Emfim,
Wario Land tem tudo.. uma boa trama, boa jogabilidade, gráficos
atraentes e a seu modo.. um personagem central carismático. Sem duvida um dos melhores jogos já produzidos para o Game Boy e uma grande adição ao acervo do 3DS Virtual Console.
Até o proximo review!
Por que o jogo tem o subtitulo de Super Mario Land 3? Oras, porque o Mario aparece no finalzinho pra dar uma de estraga-prazeres. |
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