Páginas

Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de março de 2012

Super Mario Land 2: 6 Golden Coins


Continuando a saga de Mario no Game boy.. falarei agora sobre Super Mario Land 2: 6 Golden Coins, que assim como seu antecessor..  leva a assinatura de Gumpei Yokoi e também do diretor Hiroji Kiyoatake, criador do personagem Wario, o vilão deste game.  Mario Land 2  se passa imediatamente após os eventos de Super Mario Land, sendo que toda a trama do jogo anterior não passou de uma distração para que Wario tomasse posse de Mario Land e do castelo do encanador, hipnotizando seus habitantes, a mesmíssima estrategia empregada por Tatanga em Sarasaland. Logo de cara as diferenças com relação ao primeiro jogo ficam evidentes pelo fato do que é possível salvar o jogo devido ao cartucho possuir uma bateria interna, algo ausente anteriormente (se bem que o primeiro jogo é ridiculamente curto, dispensando assim o uso de saves).

Bom, voltando a trama do jogo. A missão do encanador não é salvar nenhuma princesa em perigo (coisa rara quando se trata dele, considerando que a peach é sequestrada em quase todo santo jogo..) e sim recuperar suas terras e castelo das mãos gananciosas de Wario.
(Perai, castelo? terras? nada mau pra um encanador do Brooklyn). Para isso Mario deve derrotar os seis capangas de Wario e recuperar as 6 moedas douradas que darão acesso ao castelo (Putz.. quem é que usa seis moedas misticas como chave?)
Para tanto Mario deve percorrer as 7 areas de Mario Land:  Tree Zone, Macro Zone, Pumpkin Zone, Mario Zone, Turtle Zone, Hippo Zone e por fim Space Zone. Espera ai.. 7 areas? Mas não são 6 moedas? Bom, A Hippo Zone não tem uma moeda dourada, mas somente através de uma passagem secreta nesta areá o jogador consegue acessar a Space Zone Como de constume cada moeda é protegida por um dos capangas de Wario: Radonkel, um passaro na Tree Zone; Ricky, um rato gigante, na Macro Zone, Sabasa, uma bruxa, na Pumpkin Zone, Octopus na Turtle Zone e... surpresa: Tatanga.. o chefe final do jogo anterior dá as caras aqui novamente, guardando a moeda da Space Zone. O que indica que a mente por trás do sequestro de Daisy não é outra senão a de Wario.
E olha o Tatanga aí de novo!
 Alás.. o grande diferencial deste jogo em relação a QUALQUER outro jogo do encanador bigodudo é que o jogador tem completa liberdade de movimento no mapa do jogo, podendo acessar qualquer uma das zonas em qualquer ordem e várias fases escondem passagens para áreas secretas.

Para auxiliá lo em sua jornada para recuparar seu castelo, Mario conta com power-ups em sua jornada, os velhos conhecidos Super Mushroom, Fire Flower, Starman e 1-up Heart estão presentes neste jogo,  além disso Mario conta com um novo item.. uma cenoura que dá ao encanador orelhas de coelho que permitem que Mario pule mais alto e reduza a velocidade da queda. devido a ausência de cores, este jogo, Fire Mario se diferencia do Mario comum pelo uso de uma pena no chapéu. As moedas que Mario coleta não mais concedem uma vida extra cada vez que 100 delas são coletadas, ao invés disso elas são utilizadas em bônus para ganhar itens ou múltiplas vidas.

Mario Land 2 é consideravelmente mais difícil que seu antecessor, mas não é um jogo impossível. Terminá-lo leva tempo e é impossível faze-lo de uma vez só.. daí a necessidade dos saves.. .além de um pequeno detalhe: Caso o jogador perca todas as vidas. Todas as moedas douradas coletadas  retornam para seus respectivos guardiões, forçando o jogador a enfrentar os 6 chefes novamente.

Graficamente o jogo é muito parecido com Super Mario World, um feito notável para um jogo de 8 Bits. Vale ressaltar também que SML2 utiliza um cartucho de 4 Megas, sendo portanto um dos maiores jogos já feitos para o portátil. Com isso Mario 2 possui gráficos muito mais detalhados e claramente inspirados no jogo do Super NES.

Enfim, Mario Land 2 mostrou a que veio, expondo a capacidade do Game Boy e mostrando que o portatil 8-Bits ainda tinha muito a oferecer num mundo que já havia passado para os 16-bits e enquanto a saga de Mario no pequeno notável da Big N se encerrava neste jogo... a saga de Wario e do proprio Game Boy estavam longe do fim.

Bom isso é tudo e até o proximo review!

Nenhum comentário:

Postar um comentário