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sexta-feira, 23 de março de 2012

Teenage Mutant Ninja Turtles




Ficha Técnica:

Desenvolvedora: Konami
Distribuidoras: Konami, Ultra Games (America do Norte) e Palcom (Europa)

Plataformas: NES, Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, DOS, MSX, ZX Spectrum, PlayChoice-10, Virtual Console

Gênero: Plataforma


Bom, dando um tempo com os jogos do Game Boy, é hora de falar de um dos classicos da decada de 80: as Tartarugas Ninjas. Com o sucesso que o desenho, na época em sua terceira temporada, estava fazendo era inevitável que um jogo fosse produzido, assim em 1989 foi lançado o primeiro jogo delas para o NES. Um jogo que vendeu 4 milhões de copias e comentado por seu alto grau de dificuldade, chegando a ser contemplado como o Nintendo Power Game of Year de 1989... como isso é possível eu não sei pois.... TMNT é um dos piores jogos já produzidos para o NES. Geralmente eu começo minhas reviews falado da historia e jogabilidade.. mas neste caso faço questão de começar pela música e efeitos sonoros.

A ideia de um “Licensed Game” é atrair os fãs da franquia ao qual o jogo pertence, mas em NENHUM ponto do jogo o tema das Tartarugas Ninjas é ouvido! Qual a logica de se excluir a musica tema? A resposta é... não há justificativa e ainda assim isso foi feito. Depois temos a questão do ruido que começa a tocar quando o jogador fica com um quadrado de vida, que é algo extremamente fácil de acontecer, diga-se de passagem. TMNT não é o primeiro jogo a utilizar tal recurso para lembrar ao jogador que está prestes a perder uma vida.. Zelda também usa este artificio.. e da mesma forma que é isso é irritante em Zelda, é também irritante neste jogo.

A trama inicial do jogo é bem básica.. sendo mostrada na sequencia de abertura: April foi sequestrada pelo Destruidor e seus capangas, Rocksteady e Beebop. Aliás... o Destruidor e os dois capangas mutantes, além é claro dos ninjas do foot clan e os mousers são os únicos vilões do desenho que aparecem no jogo....ou seja, nada de Krang, Leatherhead, Baxter Stockman ou Rat King. Ao contrario dos games posteriores, onde a repórter só é salva no final.. neste April é resgatada na primeira parte do jogo, mostrando que seu sequestro foi apenas uma mera distração, dando ao Destruidor tempo para instalar 8 bombas na represa do Rio Hudson e depois disso... sequestrar Splinter. Putz... que raio de mestre ninja é esse que consegue ser feito de refém! Emfim... cada fase do jogo se passa em uma área diferente de Nova Iorque: Fifth Avenue, Rio Hudson, Wall Street, o Aeroporto Internacional JFK e South Bronx..

Bom, vamos ao Gameplay, TMNT tem suporte para apenas um jogador, em compensação é possível alternar entre os quatro tartarugas a qualquer momento. Cada um dos quatro possui características próprias: Leonardo é o mais balanceado dos quatro, com bom alcance devido a sua katana.. Donatello tem o melhor alcance, mas é o mais lento. Já Rafael e Michelangelo possuem simplesmente o pior alcance.. servindo praticamente como bucha de canhão nas fases recheadas de inimigos. Itens especiais como Shurikens, Shurikens Triplas, Bumerangues e Pizzas (pedaços, Meia pizza e pizza inteira) estão presentes no jogo.. mas via de regra a localização de tais itens nas fases, principalmente das Pizzas, é simplesmente péssima. No desenho, Leonardo e seus irmãos são loucos por pizza e os desenvolvedores levaram isso em conta colocando pizzas nos lugares mais esdrúxulos possíveis como no final de uma sala recheada de inimigos, em uma plataforma quase inalcançável, em uma sala com armadilhas e por aí vai.

Cada vez que um dos Tartarugas perde toda a vida, ele é capturado e o jogador é enviado de volta para a entrada da área onde se encontra.. e considerando a absurda quantidade de inimigos é virtualmente impossível chegar ao final de uma área sem perder energia, honestamente vários pontos do jogo praticamente exigem o uso do Game Genie. Sim, jogos difíceis eram extremamente comuns na época (Contra, Battle Toads, Megaman só pra citar alguns..)

Mas este é simplesmente impossível de ser completado honestamente! E o grande motivo é a infame fase da represa na qual o jogador tem a missão de desarmar 8 bombas em dois minutos e meio.. em uma represa repleta de algas marinhas eletrificadas, campos elétricos e passagens estreitas repletas das algas eletrificadas que exigem muita paciência para serem atravessadas sem perder muita vida. Em outras palavras... é a mãe das fases aquáticas impossíveis. Perto dessa aí as áreas subaquáticas de Sonic e Megaman são um passeio no parque!

Enfim.. os gráficos do jogo são bastante decentes.. as Tartarugas são facilmente reconhecíveis. Os cenários bem detalhados na parte side-scrolling e os inimigos bem desenhados e variados. Mas bons gráficos não significam nada se o restante da obra não estiver no mesmo nível Com uma trilha sonora sofrível, grau de dificuldade frustrante e level design mediano na melhor das hipóteses. Tartarugas Ninja I é um jogo que deveria ser esquecido. Bom.. ao menos a Konami aprendeu a lição.. e lançou posteriormente o ótimo Teenage Mutant Ninja Turtles: The Árcade Game
 

Mas esse é um assunto para um outro Review. Até a proxima e curtam este hilário video feito pelo Dorkly Bits:


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