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quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Super Mario 2 (Lost Levels/USA)


Pois é, mês novo postagem nova... e para começar o mes que entra falarei sobre Super Mario Bros 2... 2 vezes, pois existem dois jogos com esse titulo. O Super Mario 2 original foi lançado para o Famicom Disk System no japão em 1986. Como o Super Mario 2 original  foi considerado parecido demais com o primeiro jogo  pela Nintendo Norte-americana e "Dificil demais" para o publico norte-americano pelos japoneses, a saida encontrada foi modificar o jogo Doki Doki Panic, (isso mesmo.. O Super Mario 2 ocidental não passa de um mod oficial) considerado pelos japoneses um jogo mais facil. Assim, em 1988 foi lançado o Super Mario 2 conhecido pelos jogadores ocidentais. Curiosamente esse mesmo jogo seria mais tarde lançado no japão com o titulo de Super Mario USA, enquanto o SMB2 original seria lançado nos E.U.A apenas em 1993 como parte de Super Mario All-Stars, com o titulo Super Mario Bros: The Lost Levels

Historia



O Super Mario 2 japones segue a mesma trama do primeiro jogo, sendo que não há muito o que falar neste sentido. Na versão feita para os Estados Unidos, Mario, Luigi, Toad e a Princesa peach são transportados para o misterioso mundo dos sonhos conhecido como Subcon, governado pelo tirano Rei Wart. Os quatro herois decidem libertar Subcon do tiranico sapo. Certamente a trama é bem diferente da esmagadora maioria dos jogos da serie Super Mario, é um dos poucos que o Rei Bowser não é o vilão principal e que a princesa Peach não é sequestrada.


Gameplay


O Super Mario 2 original possui jogabilidade praticamente identica a de seu predessor, de modo que hoje seria considerado uma expansão do jogo original, e não uma continuação verdadeira. A principal diferença é a ausencia do modo para 2 jogadores, ao invés disso no começo do jogo é possivel escolher entre Mario e Luigi, cada um com suas proprias caracteristicas. Luigi é capaz de saltar mais alto mas é também mais dificil de frear. O jogo também apresenta "novos" inimigos, Bloppers Voadores, Red Piranha Plants e Fake Bowsers. Outras adições ao jogo foram os Poison Mushrooms e as Reverse Warp Zones.
O Super Mario 2 USA apresenta jogabilidade completamente diferente com relação ao jogo japonês... A primeira diferença que se nota é a ausencia do timer, o que dá ao jogador uma liberdade maior em relação ao jogo. Outro elemento é a existencia de uma barra de vida (algo que seria resgatado em SM 64 e em SM Galaxy 1 e 2), representada por hexagonos vermelhos (corações na versão remasterizada do Super Nintendo). Goombas, Koopa Troopas e os demais inimigos foram substituidos por novos adversarios como os Shy Guys (usam um manto vermelho com mascara), Phantos (mascaras voadoras com um sorriso sinistro, perseguem o jogador pela tela), Pidgits (passaros em tapetes voadores), entre outros. O jogo é composto de 7 mundos, os 6 primeiros são divididos em 3 sub-niveis enquanto o sétimo possui apenas dois sub-niveis. no final de cada nivel intermediario o jogador enfrenta um Birdo, enquanto que no final de cada mundo deve-se derrotar um dos generais de Wart. No começo de cade sub-nivel o jogador pode escolher entre Mario, Luigo, Toad, e a Princesa Peach, cada um com suas proprias caractesticas. Mario sendo o mais balanceado dos 4, Luigi tendo pulos mais altos. a princesa peach com a capaciadade de flutuar por alguns instantes e Toad com a capacidade de arremessar objetos a uma distancia maior.  
Ao contrario da esmagadora maioria dos jogos da série, não é possivel derrotar os inimigos saltando sobre eles. Ao invés disso o jogador arremessa vegetais arrancados do solo ou outros inimigos. OS itens encontrados em jogo são: Vegetais (servem para arremessar nos inimigos), Pow Blocks (Matam todos os inimigos na tela quando detonado) 1-up Mushrooms, Corações (Recuperam vida), Poçoes (abrem uma porta para para uma dimensão sombria), moedas (encotradas apenas em outra dimensão, são usadas no caça-niqueis entre cada fase, Mushrooms (também apenas encontrados em outra dimensão, recuperam toda a vida e aumentam em 1 o contador de energia). Cerejas (coletando 6 o Starman apareçe) e Starman (invencibilidade temporaria) 

Dificuldade

Não estou exagenado quando digo que Super Mario 2 J é um jogo extremamente dificil. As fases possuem muito mais abismos e os inimigos, tambpem em maior queantidade, estão localizados estrategicamente. Sendo que é muito mais facil cometer um erro neste jogo. Alguns dos novos obstaculos são os já previamente mencionados Poison Mushrooms, que tiram vida dos irmão Mario, e as Reverse Warp Zones, canos cinzentos que fazem o jogador RETROCEDER ao invés de avançar no jogo.  Outro elemento que torna o jogo ainda mais dificil é jogar com o Luigi. Embora os saltos maiores possam oferecer uma vantagem extra.. isso nem de longe compensa o fato de que é mais dificil controlar o encanador verde quando ele está se movendo (Serio, ele DERRAPA quando tenta parar!). Embora a versão americana não seja de forma alguma um jogo facil, é certamente um jogo mais amigavel que o original japones. O Mario 2 americano no entanto possui um fator que torna o jogo frustrante, quando o jogador perde todas as vidas, ao optar por continuar ele retorna ao começo da primeira fase de cada mundo.

Graficos e Som 

Lost Levels é é quase identico ao pirmeiro jogo, apresentando mudanças sutis no cenario. (è neste jogo que os cogumelos ganham um rosto )  o jogo americano apresenta uma evolução gráfica notavel. Foi no Super Mario 2 USA que Mario e Luigi apracepram pela primeira vez com designs diferentes. (Curiosamente esse design com o Luigi mais alto e magro seria deixado de lado em Super Mario 3 e até no Super Mario World, onde Luigi foi rebaixado uma vez mais para um pallet swap do Mario). A trilha sonora do jogo japones também é identica ao Super Mario Original. A trilha do Super Mario 2 americano tabém foi composta por Koji Kondo e é bastante agradavel, como em Super Mario Bros.

Conclusão

Japones ou americano, qual dos dois é o melhor? A Resposta é simples... ambos são grandes jogos.. cada um com suas particularidades. Embora o Mario 2 original não tenha sido inicailmente  lançado em terras ocidentais, a Big N corrigiu isso incluido o jogo em Super Mario All-Stars.  E No final a decisão da nintnedo teve seus meritos.. pois possibilitou a criação do Mario 2 americano,  permitindo que gamers do mundo todo tivessem acesso a um jogo (Doki Doki Panic) que em outras circunstancias não seria conhecido fora do japão. Outo ponto é que o jogo japones realmente é incrivelmente dificil.. e poderia realmente ter provocado uma resposta negativa no publico ocidental. Finalizando.. Tanto Mario 2 USA com todos os seus segredos , quanto Lost Levels e seu elvadissimo grau de dificuldade são classicos do NES, e o ultimo é mais um desafio obrigatorio para todo aquele que se considera um jogador hardcore. 




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