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sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Psycho Fox



Psycho Fox foi lançado em 1989 pela Sega e é considerado um dos melhores jogos do Master System. Embora siga a formula basica dos jogos de ação/plataforma da epoca Psycho Fox se mostrou um jogo original devido a possibilidade do jogador alternar entre um dos 4 personagens do jogo DURANTE as fases.

Historia

No japão antigo, uma raposa maligna dotada de poderes sobrenaturais, Madfox Daimyojin assumiu oi controle de um templo e elaborou um plano para dominar o mundo. Para deter as ambiçoes de MadFox, um jovem raposo foi enviado aos dominios do vilão. NA pele de Psycho Fox, o jogador deve percorrer as 7 areas sob os dominios de MadFox Daimyojin. A Trama não se sobressai muito.. já que é a velha historia de salvar o mundo... pelo menos MadFox não sequestrou a namorada do heroi nem nada parecido.

Gameplay

O mundo de MadFox é um lugar perigoso, povoado por criaturas diabolicas. Para derrota-las Psycho Fox deve saltar sobre elas no estilo Super Mario, ou socá-las como Alex Kidd, para auxilá-lo em sua jornada o heroi conta com a habilidade de se transformar em 3 outros animais, cada um com suas proprias caracteristicas, são eles: 

Hipopotamo: É o mais forte, e o mais pesado, entre os 4 animais. Com sua grande força pode quebrar certos blocos. Não escorrega no gelo, porém é o mais lento e possui o pior salto

Macaco: Possui os saltos mais altos, ideal para atingir areas elevadas

Tigre: È o mais veloz entre os quatro e possui os saltos mais longos, também consegue correr sobre a agua.

Psycho também conta com itens especiais que podem ser encontrados ao se derrotar um inimigo ou quebrando ovos espalhados pelas fases

Bastão Shinto: Permite que Psycho se transforme em outro animal (Mudar de volta para a forma de raposa também custa um bastão)

Efigie de Palha:  Destroi todos os inimigos da tela

Poção: Invencibilidade temporaria

SAco de dinheiro: Usado durante os Bonus.

Birdfly: É o unico item que não é ativado através do menu. È um corvo que se aloja no ombro de Psycho, tem duas funções: Pode ser arremessado nos inimigos.. e caso Psyco Fox seja atingido ENQUANTO o corvo estiver em seu ombro, evita que o raposo perca uma vida.

È importante ressaltar que os intens NÃO podem ser usados contra os chefes de fase.

O jogo conta com um sistema de física que pode complicar a vida de jogadores desavisados.. principalmente durante os saltos. Isso se deve a aplicação de inercia aos movimentos do jogo.  Isso siginifica que os saltos são mais eficientes se executados durante o movimento. Isso se soma ao fato de que a resposta dos controles não é lá grande coisa. Isso não chega a prejudicar o jogabilidade

Graficos e Som
O Jogo possui um visual em estilo cartoon, com os cenarios e personagens bastante coloridos, aproveitando bem a capacidade grafica do master system. Cada fase possui um visual proprio (Curiosamente a maioria das fases possui arvores cobertas de neve ao fundo). A musica é bem alegre, inclusive em estagios como Skull Valley e Diabolical Desert e até na fortaleza espacial de Madfox.

Dificuldade

O jogo é razoavelmente facil no começo e vai se torando mais e amis desafiador a medida que o jogador avança. Buracos e areas com agua são presença constante nas fases e saltar sobre eles exige certo cuidado grças ao sistema de inercia presente no jogo. OS chefes de fase também vão ficando progressivamente mais dificeis de se vencer







Sapo Xulé vs Os Invasores do Brejo

No Brasil Psycho Fox ganhou uma das famosas adaptações da Tec Toy. Trata-se de Sapo Xulé vs os Invasores do Brejo, baseado no boneco de memso nome dos anos 90, um sapo que, quando removido o tenis, soltava um cheiro bem fedido. Como o nome do jogo indica.. O brejo habitado   pelo Sapo Xulé e seus amigos, Porcopum, Ratopulga e Tartafede, foi invadido pelo malvado Sapo Boi e seus asseclas. (Um brejo bem grande, diga se de passagem) Para piorar.. o vilão sequestrou a Rãzinha, namorada do Sapo Xulé. Cada um dos aliados do Sapo Xulé corresponde a uma das transformações do Psycho Fox: Porcopum entra no lugar do Hipopotamo, sendo grande lento e pesado, Ratopulga, assim como o macaco tem o maior salto entre os 4, e Tartafede, correspondendo ao tigre é o mais rapido (por que colocaram a tartaruga com a maior velocidade é alguo que eu pessoalmente não consigo entender...) O corvo Birdfly foi substituido por um Tenis Bumerangue. Outra diferença é que o jogo começa com 6 vidas, e não 3. No mais, é identico visualmente ao original. Reparem também que o jogo foi lançado peloa TecToy em 1995, quando os consoles de 16 bits já estavam sendo deixados de lado no resto do mundo e os de 8 já haviam sido aposentados já a algum tempo.  

Considerações Finais 

PsychoFox não chega a ser um jogo perfeito, mas seguramente merece um lugar entre os classicos do Master System e embora nunca tenha ganhado uma continução direta é considerado o precursor do ótimo Decap Attack do Mega Drive, que herdou muito da sua jogabilidade. Para os colecionadores e aficcionados em geral, PsychoFox é sem duvida um jogo que deve ser considerado. Nota Final: 8,5


Jogue PsychoFox

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