Teenage
Mutant Ninja Turtles: Fall of The Foot Clan
Desenvolvedora:
Konami
Data de
Lançamento: Agosto de 1990
Gênero:
Plataforma
Numero de
Jogadores: 1
Se a estreia
dos Tartarugas Ninjas no NES e no mundo dos videogames foi um
completo desastre.. o mesmo não pode ser dito da estreia do quarteto
no Game Boy. Fall of The Foot Clan é em muitos aspectos um ótimo jogo, com apenas um defeito.. ser curto demais, com apenas cinco
fases.
A Historia
do game já é manjada para os fãs dos quatro irmãos, a repórter
April O'Neil foi sequestrada pelo clã do pé, liderado pelo maligno
Destruidor, cabendo os quatro a missão de resgatá-la. Repetitivo,
eu sei... mas a formula funciona muito bem até os dias de hoje, sem
contar que a April vivia sendo feita de refém no desenho. Enfim..
para resgatar a repórter os quatro devem atravessar 5 áreas: As
ruas e esgotos de Nova York, uma fábrica, um comboio de caminhões,
cavernas subterrâneas e o Tecnodromo, enfrentando respectivamente
Rocksteady, Bebop, Baxter Stockman, o Destruidor e Krang ao final de
cada uma. È isso aí.. o Destruidor neste jogo foi relegado ao papel
de subchefe, o que embora seja um pouco decepcionante... não chega a
tirar o brilho do jogo.
No decorrer
de cada fase, os Tartarugas encontram figuras mais do que conhecidas:
Mousers, Foot Ninjas e Roadkill Rodneys.. além de armadilhas e
obstáculos próprios de cada cenário.. morcegos, blocos caindo do
telhado, bolas de fogo emergindo de buracos, piranhas armadilhas
elétricas e por aí vai.
Antes de
começar cada fase é possível escolher entre um dos quatro heróis.
Neste jogo cada tartaruga corresponde a uma vida e no caso do jogador
“morrer” o tartaruga escolhido é capturado. Se todos os quatro
forem capturados.. Game Over, sendo que não existem continues. A
única forma de resgatar um personagem capturado é através dos
bônus escondidos nas fases. São 3 tipos: Um jogo de resta um contra
o Krang, no qual o objetivo é deixar apenas uma shuriken sobrando
na tela, Um tiro ao alvo no qual o objetivo é acertar seis alvos e
um jogo de adivinhar o numero.
È Possível
no começo do jogo escolher em qual fase começar, mas o final
completo só pode ser visto se os 5 níveis forem completados.
Rocksteady vs Leonardo |
Os controles
tem uma boa resposta e são bastante simples.. A para pular e B para
atacar, não existe diferença entre os quatro irmãos já que as
armas aqui só são diferentes na aparência Além do ataque normal,
também é possível usar voadoras (B durante o pulo) e Shurikens (B
abaixado).
No decorrer
dos níveis é possível recuperar energia pegando pedaços de pizza,
e eventualmente, caixas de pizza voadoras.
Os Gráficos
e som do jogo são simplesmente fantásticos. A trilha sonora é uma
parte importante na hora de envolver o jogador e neste caso a Konami
não decepciona. Logo de cara, temos como tema da primeira fase a
musica tema da série, em todo o seu esplendor, na partes a céu
aberto da fase, seguida por uma musica mais sombria para os partes do
esgoto. As fases seguintes também possuem temas musicais que
combinam com o ambiente, sendo que as musicas não se tornam em
nenhum momento repetitivas. Os gráficos são muito bem elaborados,
com cenários bem detalhados e facilmente identificáveis e os
sprites dos personagens são grandes, detalhados e com designs
bastante fieis aos do desenho.
Um dos ninjas prestes a atacar com... um bloco de Tetris! |
Por fim,
Fall of The Foot Clan é, como já foi mencionado antes, mais curto e
consideravelmente mais fácil do que os jogos dos tartarugas lançados
até então... e ainda assim desafiador o suficiente para garantir
que atravessar os 5 níveis não seja um passeio no parque.
Pelo
conjunto da obra, Fall Of The Foot Clan pode ser tranquilamente
considerado um dos melhores jogos do Game Boy. Só não é perfeito por ser muito curto.
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